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ร‰ com grande satisfaรงรฃo e imensa alegria que temos o prazer de informar que o docente ๐‘ฌ๐’›๐’†๐’’๐’–๐’Š๐’‚๐’” ๐‘จ๐’…๐’๐’๐’‡๐’ ๐‘ซ๐’๐’Ž๐’Š๐’๐’ˆ๐’‚๐’” ๐‘ช๐’‚๐’”๐’”๐’†๐’๐’‚, afeto ao Departamento de Ciรชncias Exactas da Escola Superior Pedagรณgica do Biรฉ, tornou-se no primeiro angolano a concluir o doutoramento em Educaรงรฃo Matemรกtica na especialidade de Ensino e aprendizagem da Matemรกtica e seus fundamentos filosรณfico-epistemolรณgicos no Programa de Pรณs-Graduaรงรฃo em Educaรงรฃo Matemรกtica do ๐‘ฐ๐’๐’”๐’•๐’Š๐’•๐’–๐’•๐’ ๐’…๐’† ๐‘ฎ๐’†๐’๐’„๐’Šรช๐’๐’„๐’Š๐’‚๐’” ๐’† ๐‘ช๐’Šรช๐’๐’„๐’Š๐’‚๐’” ๐‘ฌ๐’™๐’‚๐’„๐’•๐’‚๐’” ๐’…๐’‚ ๐‘ผ๐’๐’Š๐’—๐’†๐’“๐’”๐’Š๐’…๐’‚๐’…๐’† ๐‘ฌ๐’”๐’•๐’‚๐’…๐’–๐’‚๐’ ๐‘ท๐’‚๐’–๐’๐’Š๐’”๐’•๐’‚ ๐’…๐’† ๐‘น๐’Š๐’ ๐‘ช๐’๐’‚๐’“๐’-๐‘บรฃ๐’ ๐‘ท๐’‚๐’–๐’๐’/๐‘ฉ๐’“๐’‚๐’”๐’Š๐’, ao defender no pretรฉrito dia 17/12/2024, a sua tese intitulada โ€œ๐‘บ๐’† ๐‘ตร“๐‘บ, ๐’๐’” ๐‘ฝ๐’‚๐’๐’ˆ๐’‚๐’๐’ˆ๐’†๐’๐’‚, ๐’‡๐’๐’“๐’Ž๐’๐’” ๐’„๐’๐’Ž๐’ ๐’•๐’๐’…๐’ ๐’Ž๐’–๐’๐’…๐’, ๐’’๐’–๐’†๐’Ž ๐’”๐’†๐’“รก ๐’„๐’๐’Ž๐’ ๐‘ตร“๐‘บ? As ticas de matema dos Vangangela de Chitembo – Biรฉ/Angola para uma Educaรงรฃo Matemรกtica que afirme modos Vangangela de ser e existir no mundoโ€.

Com este trabalho, o autor buscou revelar as potencialidades das ticas de matema do ambiente cultural do povo รฉtnico-linguรญstico Vangangela, do municรญpio de Chitembo – Biรฉ/Angola, com vistas a uma Educaรงรฃo Matemรกtica que afirme modos Vangangela de ser e existir no mundo para a formaรงรฃo intercultural de professores de Matemรกtica do 1ยบ Ciclo do Ensino Secundรกrio. A defesa aconteceu em formato hรญbrido, podendo ser prestigiada pela presenรงa de pessoas de vรกrios lugares do mundo. O trabalho foi avaliado por um corpo de jurado bastante integrado, que reuniu professores angolanos e brasileiros, haja vista, que no รขmbito da Etnomatemรกtica, enquanto linha de pesquisa do referido trabalho, o autor desafiou-se em reunir olhares avaliadores de duas renomadas pesquisadoras nesta รกrea, marcadas por suas diferenรงas epistemolรณgicas e concepรงรตes desencontradas a respeito do carรกter รดntico e ontolรณgico da Etnomatemรกtica que implicam, directamente, nas suas diferenรงas de trabalhar didรกctica e metodologicamente o referido campo de conhecimento.

Entre outras potencialidades, o corpo de jรบri destacou a contribuiรงรฃo da tese defendida para a promoรงรฃo de polรญticas de formaรงรฃo humana de professores em Angola, de maneira atenta ร s diferenรงas culturais, tomadas em sua potรชncia. Destacou tambรฉm a potรชncia do Ndzili, uma prรกtica cultural Vangangela, como atitude metodolรณgica de pesquisa, que traz uma rotura epistemolรณgica, produzindo uma alternativa valiosa para a investigaรงรฃo. No final, sugeriu fortemente a publicaรงรฃo do referido trabalho em diferentes modalidades.

๐‘ฌ๐‘บ๐‘ท๐‘ฌ-๐‘ฉ๐’Šรฉ, ๐’๐’‚ ๐’—๐’‚๐’๐’ˆ๐’–๐’‚๐’“๐’…๐’‚ ๐’…๐’ ๐’“๐’Š๐’ˆ๐’๐’“ ๐’‘๐’‚๐’“๐’‚ ๐’Ž๐’†๐’๐’‰๐’๐’“ ๐’’๐’–๐’‚๐’๐’Š๐’…๐’‚๐’…๐’† ๐’…๐’† ๐’†๐’๐’”๐’Š๐’๐’!



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