APRESENTAÇÃO DO CURSO
Objectivo geral
- Elevar a preparação didáctico-pedagógica dos profissionais da educação, dotando-os de bases sólidas para uma eficiente actuação no âmbito da educação com vista a melhoria da qualidade dos diferentes subsistemas de ensino.
- Elevar a preparação didáctico-pedagógica dos profissionais da educação, dotando-os de bases sólidas para uma eficiente actuação no âmbito da educação com vista a melhoria da qualidade dos diferentes subsistemas de ensino.
Objectivos específicos
- Capacitar os profissionais da Educação no domínio das metodologias activas e estratégias de ensino em diferentes domínios do saber.
- Compreender as políticas educativas internacionais e nacionais, seus tratados, directivas e legislação, para sua contextualização na prática educativa.
- Valorar as práticas educativas desde o ponto de vista da ética e deontologia profissional, para o melhor desempenho profissional.
- Aprofundar o conhecimento das TIC para o exercício exitoso da profissão docente, proporcionando-lhe transformações positivas no processo ensino aprendizagem.
PRINCÍPIOS NORTEADORES
O curso de formação didáctico-profissional rege-se pelos princípios previstos no Decreto executivo nº 450/22. Entre eles destacam-se os seguintes:
Princípio da integralidade da formação: consiste na formação de indivíduos dotados de conhecimentos, habilidades e valores necessários para o exercício da profissão docente com um sentido de cidadania e responsabilidade social.
Princípio da interdisciplinaridade: na sua concepção e operacionalização, o curso prevê a articulação dos conhecimentos de diferentes unidades curriculares proporcionando a abordagem integradora das mesmas.
Princípio da flexibilidade na formação: o curso prevê na sua concepção e organização a existência de unidades curriculares específicas que serão de carácter opcional, em função do interesse e necessidades dos formandos.
Princípio da relação teórico-prática dos conteúdos: A concepção do curso prevê formas de organização da actividade lectiva em diferentes tipos de aulas, entre elas as teóricas, teórico-práticas e práticas, bem como formas de trabalho metodológico que propiciam a necessária articulação dos conteúdos teóricos à pratica profissional.
Princípio da satisfação das necessidades da sociedade e do mercado: o curso responde às necessidades sociais no âmbito da capacitação e superação dos profissionais da educação identificadas nos diferentes níveis de ensino na província.
PERFIL DE INGRESSO
São admitidos ao curso de superação didáctico-pedagógica os profissionais de educação com o grau mínimo de licenciado.
PERFIL DE SAÍDA
O curso está concebido de modo a conferir ao licenciado a qualificação profissional no domínio de conhecimentos pedagógicos e didáctico-metodológicos dos processos inerentes à actividade educativa. Permitirá elevar a preparação dos profissionais da educação, dotando-os de fardamentas para uma eficiente actuação no desempenho profissional e dotá-los de competências e atitudes em diferentes domínios :
No domínio do saber:
- Utilização da linguagem científica na docência, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
- Domínio de conceitos, teorias e princípios gerais da pedagogia e da didáctica;
- Conhecimento e aplicação de novas tecnologias de informação e métodos activos em conformidade com as exigências actuais.
- Conhecimento das orientações curriculares nacionais do ministério da Educação e do Ensino superior, normas de outras entidades nacionais e internacionais sobre a educação da criança em idade pré-escolar, ensino primário I, II Ciclos do Ensino secundário e Ensino Superior.
No domínio do saber-fazer:
- Aplicação de técnicas de ensino e as formas adequadas para a sua actividade educativa;
- Uso estratégias e técnicas de avaliação contextualizada, visando a monitorização da evolução das aprendizagens de cada e de todo grupo;
- Utilizar diversos suportes e meios de ensino, nomeadamente as tecnologias de informação e comunicação.
No domínio de atitudes e valores:
- Cultura científica e técnico-profissional assente nos valores e princípios específicos da pedagogia e didáctica;
- Demonstração de princípios éticos na actuação profissional e na responsabilização social das instituições educativas;
Reconhecimento das relações humanas no desenvolvimento do processo educativo com outras áreas do saber.
GRELHA CURRICULAR

