CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Objectivo geral

    • Elevar a preparação didáctico-pedagógica dos profissionais da educação, dotando-os de bases sólidas para uma eficiente actuação no âmbito da educação com vista a melhoria da qualidade dos diferentes subsistemas de ensino.

Objectivos específicos

    • Capacitar os profissionais da Educação no domínio das metodologias activas e estratégias de ensino em diferentes domínios do saber.
    • Compreender as políticas educativas internacionais e nacionais, seus tratados, directivas e legislação, para sua contextualização na prática educativa.
    • Valorar as práticas educativas desde o ponto de vista da ética e deontologia profissional, para o melhor desempenho profissional.
    • Aprofundar o conhecimento das TIC para o exercício exitoso da profissão docente, proporcionando-lhe transformações positivas no processo ensino aprendizagem.

PRINCÍPIOS NORTEADORES

O curso de formação didáctico-profissional rege-se pelos princípios previstos no Decreto executivo nº 450/22. Entre eles destacam-se os seguintes:

Princípio da integralidade da formação: consiste na formação de indivíduos dotados de conhecimentos, habilidades e valores necessários para o exercício da profissão docente com um sentido de cidadania e responsabilidade social.

Princípio da interdisciplinaridade: na sua concepção e operacionalização, o curso prevê a articulação dos conhecimentos de diferentes unidades curriculares proporcionando a abordagem integradora das mesmas.

Princípio da flexibilidade na formação:  o curso prevê na sua concepção e organização a existência de unidades curriculares específicas que serão de carácter opcional, em função do interesse e necessidades dos formandos.

Princípio da relação teórico-prática dos conteúdos: A concepção do curso prevê formas de organização da actividade lectiva em diferentes tipos de aulas, entre elas as teóricas, teórico-práticas e práticas, bem como formas de trabalho metodológico que propiciam a necessária articulação dos conteúdos teóricos à pratica profissional.

Princípio da satisfação das necessidades da sociedade e do mercado: o curso responde às necessidades sociais no âmbito da capacitação e superação dos profissionais da educação identificadas nos diferentes níveis de ensino na província.


PERFIL DE INGRESSO

São admitidos ao curso de superação didáctico-pedagógica os profissionais de educação com o grau mínimo de licenciado.


PERFIL DE SAÍDA

O curso está concebido de modo a conferir ao licenciado a qualificação profissional no domínio de conhecimentos pedagógicos e didáctico-metodológicos dos processos inerentes à actividade educativa. Permitirá elevar a preparação dos profissionais da educação, dotando-os de fardamentas para uma eficiente actuação no desempenho profissional e dotá-los de competências e atitudes em diferentes domínios :

No domínio do saber:

    • Utilização da linguagem científica na docência, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
    • Domínio de conceitos, teorias e princípios gerais da pedagogia e da didáctica;
    • Conhecimento e aplicação de novas tecnologias de informação e métodos activos em conformidade com as exigências actuais.
    • Conhecimento das orientações curriculares nacionais do ministério da Educação e do Ensino superior, normas de outras entidades nacionais e internacionais sobre a educação da criança em idade pré-escolar, ensino primário I, II Ciclos do Ensino secundário e Ensino Superior.

No domínio do saber-fazer:

    • Aplicação de técnicas de ensino e as formas adequadas para a sua actividade educativa;
    • Uso estratégias e técnicas de avaliação contextualizada, visando a monitorização da evolução das aprendizagens de cada e de todo grupo;
    • Utilizar diversos suportes e meios de ensino, nomeadamente as tecnologias de informação e comunicação.

No domínio de atitudes e valores:

    • Cultura científica e técnico-profissional assente nos valores e princípios específicos da pedagogia e didáctica;
    • Demonstração de princípios éticos na actuação profissional e na responsabilização social das instituições educativas;

Reconhecimento das relações humanas no desenvolvimento do processo educativo com outras áreas do saber.


GRELHA CURRICULAR