APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso de Licenciatura em Biologia faz parte do contexto da política educativa nacional de implantação, criação e expansão das actividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Superior Pedagógica do Bié.
Para a formação de um Licenciado em Ciências Pedagógicas na Especialidade de Ensino da Biologia, os futuros profissionais devem incorporar conteúdos básicos pedagógicos, sejam teóricos ou práticos das disciplinas que vão leccionar nos diferentes anos que são importantes para o desempenho do seu modo de actuação tanto como graduados universitários como futuros educadores no Ensino da Biologia.
De igual modo, será imprescindível prepará-los para a busca de Informação Científica necessária e útil na apreensão de conteúdos das diferentes disciplinas assim como para desenvolver investigações relacionadas com a sua profissão.
Por estas razões, o curso de Ensino da Biologia deve desenvolver nos estudantes, um alto sentido da responsabilidade individual e social, estimular a motivação intrínseca pela função educativa, que ame a sua profissão e tenha hierarquia de valores, em correspondência com os orientados pela sociedade, partindo do processo formativo com um enfoque profissional pedagógico que o permita ter o seu modo de actuação, e incorporar conteúdos básicos pedagógicos e os das disciplinas que vão leccionar nos diferentes graus de escolaridade do Ensino Secundário nos dois ciclos, assim como as disciplina da formação como estudantes universitários.
PERFIL DE INGRESSO
Para o ingresso ao curso de Ensino da Biologia na ESPE-Bié, o candidato tem que cumprir com os seguintes requisitos:
Que os candidatos que tenham concluído o ensino Ensino Médio em ciências Químicas e Biológicas, Pré-universitário, ou o equivalente com a média de 12 valores nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Biologia e obtenham aprovação na prova nacional de acesso ao curso nestas duas disciplinas, segundo os requisitos definidos no Decreto Presidencial nº 273/20 de 21 de Outubro, que estabelece o Regime Jurídico da Formação Inicial de Professores do Ensino Secundário. São, também, admitidos, portadores de certificado de conclusão do ensino secundário num país estrangeiro, devidamente reconhecido pelas autoridades angolans competentes. Ademais, a consciência e convicção sobre a sua orientação profissional.
PERFIL DE SAÍDA
O Regime Jurídico da Formação Inicial de Professores para o Ensino Secundário em Biologia constitui a referência normativa para a elaboração do perfil de saída deste curso na medida em que sinaliza as três dimensões centrais das competências profissionais, a saber:
- o conhecimento profissional da realidade educativa;
- as capacidades profissionais;
- e os valores e atitudes profissionais.
Após a formação, e tendo em conta o perfil de qualificação profissional docente do professor do ensino primário definido nesse Regime Jurídico, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 273/20, de 21 de Outubro, os diplomados deverão revelar um perfil de saída caracterizado por:
- Domínio de saberes específicos sobre a actividade docente e educativa, sobre as características do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos e sobre as matérias a leccionar;
- Domínio da realidade educativa nacional, da organização e estrutura do sistema educativo angolano, do funcionamento da escola e conhecimento do papel dos vários agentes que intervêm no processo educativo;
- Conhecimento das orientações curriculares nacionais, do currículo, dos programas disciplinares, dos manuais, das matérias e das metodologias do ensino secundario em Biologia;
- Conhecimento das características do desenvolvimento e da aprendizagem no ensino secundário em Biologia e das estratégias de ensino-aprendizagem próprias do ensino secundário;
- Capacidades de comunicação e expressão oral, de compreensão e interpretação de textos e de outras manifestações culturais e artísticas;
- Capacidades de trabalho em equipa, de partilha de saberes e experiências profissionais e de interacção com a comunidade educativa;
- Atitudes de respeito à diferença e de combate a qualquer forma de discriminação e exclusão para promover a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso dos alunos na aprendizagem;
Designação do curso: Ensino da Biologia
Duração: 8 semestres
Regime: Regular
Modalidade: Presencial
GRELHA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DA BIOLOGIA



