INTRODUÇÃO
O Professor de Física é o profissional licenciado para actuar ao nível do dos subsistemas do ensino secundário e técnico-profissional, sendo responsável pela orientação dos alunos destes subsistemas e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos. Neste contexto, e no âmbito das suas competências, o professor de Fisica deve ser capaz de organizar, aplicar meios adequados e orientar as actividades, proporcionando condições para que eles tenham uma aprendizagem com sucesso os níveis subsequentes.
Neste contexto, torna-se necessário que, durante esta etapa, se criem as condições necessárias para os alunos aprenderem a aprender, aprender a fazer no sentido da aprendizagem ao longo da vida, preparando-os para abordar com sucesso as etapas seguintes da sua formação.
Por outro lado, o Decreto Presidencial nº 273/20, de 21 de Outubro, que aprova o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário refere que os Cursos de Formação Inicial de Professores de Fisica qualificam e habilitam para o desempenho profissional docente no ensino secundário e técnico-profissional.
É nesta perspectiva que se enquadra o objecto da formação do licenciado em Ensino da Física, como profissional, pelo que é necessário, muni-lo de ferramentas credíveis, conteúdos pedagógicos teóricos-práticos da referida área de formação que lhe permitam realizar as tarefas do desenvolvimento integral do aluno neste ciclo formativo.
ENQUADRAMENTO E PERTINÊNCIA DO CURSO
A população angolana é constituída, na sua maioria, por adolescentes e jovens, o que demanda a existência de profissionais formados em Ensino da Física, dada a grande necessidade de intervenção social e educativa nesta faixa etária. O Ensino da Física distingue-se das outras profissões, porque garante o desenvolvimento de competências dos alunos. Este trabalho exige um profissional cujo perfil lhe permita realizar a intervenção socioeducativa e pedagógica, favorecendo a inserção do aluno na sociedade.
Assim, a formação do professor de Física é a condição para se dar resposta às necessidades existentes no ensino secundário e técnico-profissional, procurando dotar os profissionais com a devida formação na área, tal como previsto na Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino.
Diante dos desafios colocados ao sector da educação, cabe questionar e reorientar a formação do professor de Física, adequando-a às novas exigências socioprofissionais, em especial no que diz respeito ao perfil de saída e ao processo formativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e no estágio, com vista a formar profissionais competentes, críticos e reflexivos, capazes de responderem às novas exigências do exercício profissional num mundo complexo e competitivo.
PERFIL DE INGRESSO
São admitidos os candidatos que tenham concluído o ensino secundário com a média de 12 valores nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Física e obtenham aprovação na prova nacional de acesso ao curso nestas duas disciplinas, segundo os requisitos definidos no Decreto Presidencial nº 273/20 de 21 de Outubro, que estabelece o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário, de Professores do Ensino Secundário e Técnico-Profissional. São, também, admitidos, portadores de certificado de conclusão do ensino secundário num país estrangeiro, devidamente reconhecido pelas autoridades angolanas competentes.
O processo selectivo é feito através de uma avaliação documental e uma prova escrita, cumprindo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, garantindo a igualdade de condições e oportunidades a todos os candidatos e é aberto aos que tenham concluído o ensino médio dos cursos de Ciências Físicas e Biológicas, IMNE (Especialidade Matemática-Física), ou equivalentes.
PERFIL DE SAÍDA DO CURSO
O Profissional graduado em Ciências da Educação na área de Física da Escola Superior Pedagógica do Bié tem como esferas de atuação as diferentes Instituições do Ensino Primário, Ensino Secundário, Ensino Técnico – Profissional Formação de Professores, Ensino de Adultos, Ensino Especial e para aqueles que reúnam os requisitos e preparação necessários, à docência universitária como monitores e possíveis Assistentes Estagiários. Também podem constituir esferas de atuação as modalidades educativas não institucionais relacionadas com a promoção das ciências, os centros de pesquisas e outras instituições sociais onde se realizem alguns de seus campos de acção.
OBJECTIVOS DO CURSO
Os objectivos do curso estão alinhados com a definição dos objectivos específicos do ensino secundário e técnico-profissional, constantes na Lei 17/16, de 07 de Outubro, alterada pela Lei 32/20, de 12 de Agosto (Lei de Bases dos Sistema de Educação e Ensino), em que, se preconiza que cabe a este ciclo de ensino desenvolver a capacidade de aprendizagem, o domínio da comunicação e da expressão oral e escrita, estimular o desenvolvimento de capacidades, habilidades, valores patrióticos, laborais, artísticos, cívicos, culturais, morais, éticos, estéticos e físicos e garantir a prática sistemática de actividades matemáticas, tendo em conta como meios básicos o domínio da leitura, da escrita, do cálculo, das bases das ciências e tecnologias.
Nestes termos, constituem objectivos da Licenciatura em Ensino da Matemática, os seguintes:
- Formar um Licenciado em Ciências da Educação na Especialidade de Ensino da Física, capaz de solucionar problemas inerentes á sua profissão e ao seu posto de trabalho, de acordo com as necessidades actuais da sociedade angolana e com ampla concepção do mundo e do futuro, tendo em conta a projecção do desenvolvimento do país e do mundo.
- Aprofundar o conhecimento científico, metodológico e profissional referente à organização da escola, ao sistema educativo angolano e ao currículo do ensino da física;
- Desenvolver nos futuros professores competências de organização, planificação e avaliação das actividades físicas próprias do ensino secundário e técnico-profissional em consonância com os interesses e necessidades dos alunos;
- Reforçar o domínio das metodologias do trabalho educativo com alunos e as capacidades de elaboração e utilização de meios didácticos, a fim de garantir aprendizagens significativas;
- Gerar uma consciência deontológica no exercício da profissão e o sentido de responsabilidade ética perante a actividade profissional, a escola e os alunos.
CAMPO DE ACTUAÇÃO
- Instituições de ensino secundário tais como Colégios e Liceus.
- Escolas do Magistério Primário, actuando como professor de física e como orientador de estágios ou de práticas pedagógicas.
- Gabinetes Comunais e Municipais de Educação ou estruturas equivalentes, actuando como coordenadores de projectos ou supervisores da prática docente-educativa.
- Instituições de Formação Técnico-Profissional.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO
O curso está estruturado em cinco componentes, conforme previsto nos Artigos 15º e 16º do Decreto Presidencial nº 273/20, de 21 de Outubro, a saber:
- Contextualização cultural, abrange o alargamento dos saberes de cada domínio específico de ensino e outras áreas da cultura, o conhecimento do contexto cultural, social e económico em que se se inscreve o desempenho profissional do docente;
- Formação na língua de ensino e nas disciplinas a ensinar, abrange os conhecimentos e capacidades na língua de ensino e numa área ou disciplinas do plano de estudo para que o curso qualifica e habilita, tendo em conta as matérias incluídas nos programas oficiais;
- Formação educacional geral, abrange os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relevantes para o desempenho de todos os professores na sala de aulas, na escola, na relação com as famílias e a comunidade envolvente e no desenvolvimento do próprio sistema educativo.
- Metodologia específica de ensino e prática pedagógica, abrange a integração dos saberes relativos a uma área ou disciplinas do plano de estudo para cujo ensino o curso qualifica e habilita com os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relativos aos processos específicos do seu ensino e aprendizagem bem como o seu contributo para as áreas curriculares transversais, nomeadamente a educação para a cidadania e o conhecimento experiencial da comunidade envolvente;
- Estágio profissional supervisionado, abrange a formação baseada na prática docente, tutorialmente apoiada, em instituições de ensino primário, para o desenvolvimento de competências de desempenho profissional na sala de aulas, no estabelecimento escolar e na relação com a comunidade envolvente.
Estrutura do plano curricular
O curso tem a duração de quatro anos, correspondentes a 8 oito semestres, com uma carga de trabalho total de 4.950 horas, equivalentes a 330 Unidades de Crédito. Em cada semestre, a carga de trabalho soma 542 horas, o que equivale a 36 Unidades de Crédito. O Plano curricular está estruturado em unidades curriculares semestrais, do primeiro ao quarto ano, realizando-se um estágio supervisionado no último ano.
De acordo com o nº 1 do Artigo 16º do Decreto Presidencial nº 273/20, de 21 de Outubro, a distribuição das horas pelas componentes do curso é a que se verifica no quadro seguinte, considerando que 60% das horas de contacto são dedicadas às Componentes 2 e 3; 20% dessas horas são dedicadas às componentes 4 e 5; O Estágio Profissional Supervisionado ocupa 1200 horas. Para o Trabalho Autónomo dos Estudantes estão reservadas 720 horas.
Em cada unidade curricular, o cumprimento do programa e a ministração dos conteúdos efectiva-se mediante actividades de contacto, que incluem aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, actividades autónomas dos alunos, orientação tutorial e avaliação, como se pode verificar na grelha curricular.
Avaliação final do estágio profissional supervisionado
A avaliação final do estágio profissional supervisionado visa, de acordo o Decreto Presidencial nº 273/20, verificar em que medida o estagiário está apto para o exercício autónomo da profissão no ensino primário e consiste na apresentação e defesa pública de:
i. Relatório reflexivo sobre o estágio;
ii. Portefólio de planificações e materiais elaborados durante o estágio;
iii. Observação e análise de uma das últimas aulas do estagiário na escola de aplicação, e subsequente diálogo com o mesmo;
iv. Plano da aula observada por um júri.
ESTRUTURA CURRICULAR DE UM CURSO DE LICENCITURA EM FISICA (D.P nº 273-2020, Artigo 15º)
Nº | COMPONENTE | CONTEÚDO | PROPORÇÃO (HORAS) |
1 | CONTEXTUALIZAÇÃO CULTURAL | História e Culturas angolanas I e II; Probabilidade Estatística I e II; Informática Básica; Metodologia da Investigação Científica I e II; Metodologia em Educação I e II. | 540 |
2 | FORMAÇÃO NA LÍNGUA DE ENSINO E NAS DISCIPLINAS A ENSINAR | Língua Portuguesa I e II; Língua Estrangeira I e II. | 120 |
3 | FORMAÇÃO EDUCACIONAL GERAL | Pedagogia Geral I e II; Psicologia Geral I e II; Didáctica Geral I e II; Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicologia Pedagógica; Teoria do Desenvolvimento Curricular; Organização, Gestão e Inspeção em Educação. I e II; Química Geral; Química Física | 585 |
4 | METODOLOGIA ESPECÍFICA DE ENSINO E PRÁTICA PEDAGÓGICA | Álgebra I e II; Matemática I, II e III; Geometria Analítica I e II; Geometria Descritiva; Mecânica Clássica; Física Molecular e Termodinâmica; Eletromagnetismo; Óptica; Electrónica; Física Atómica e Nuclear; Astronomia; Física do Estado Sólido; Mecânica Quântica; Eletrodinâmica; Métodos Matemáticos da Física; Prática Pedagógica I e II; Didática da Física I e II | 1785 |
5 | ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO | Estágio Profissional Supervisionado; Relatório do Estágio. | 1200 |
6 | TRABALHO AUTÓNOMO | Trabalho Autónomo dos estudantes | 720 |
7 | TOTAL | Horas | 4950 |




b) Os programas das Unidades Curriculares ou das Disciplinas;
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA ANALÍTICO DA UNIDADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DA MATEMÁTICA (D.P nº 193-2018, Artigo 41º)
UNIDADE CURRICULAR: Física Molecular e termodinamica
DOCENTE: Rolando Cobas Abad
ANO LETIVO: 1º
SEMESTRE: II
UNIDADES DE CRÉDITOS: 5 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 25
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 25
HORAS PRÁTICAS: 25
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 5
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 75
UNIDADE CURRICULAR: Electromagnetismo
DOCENTE: Jose Manuel Gaio
ANO LETIVO: 2º
SEMESTRE: I
UNIDADES DE CRÉDITOS: 5 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 25
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 25
HORAS PRÁTICAS: 25
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 4
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 75
UNIDADE CURRICULAR: Eletrónica
DOCENTE: Rolando Cobas Abad
ANO LETIVO: 2º
SEMESTRE: I
UNIDADES DE CRÉDITOS: 4
HORAS TEÓRICAS: 20
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 20
HORAS PRÁTICAS: 20
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 4
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 60
UNIDADE CURRICULAR: Ótica
DOCENTE: Rolando Cobas Abad
ANO LETIVO: 2º
SEMESTRE: II
UNIDADES DE CRÉDITOS: 6 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 25
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 25
HORAS PRÁTICAS: 25
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 5
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 75
UNIDADE CURRICULAR: Astronomia
DOCENTE: Nelson Manuel Infante Ruiz
ANO LETIVO: 2º
SEMESTRE: II
UNIDADES DE CRÉDITOS: 4 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 15
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 15
HORAS PRÁTICAS: 15
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 3
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 45
UNIDADE CURRICULAR: Física Atómica y Nuclear
DOCENTE: José Manuel Gaio
ANO LETIVO: 3º
SEMESTRE: I
UNIDADES DE CRÉDITOS: 7 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 25
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 25
HORAS PRÁTICAS: 25
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 5
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 105
UNIDADE CURRICULAR: Didática da Física I
DOCENTE: Nelson Manuel Infante Ruiz
ANO LETIVO: 3º
SEMESTRE: I
UNIDADES DE CRÉDITOS: 4 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 15
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 15
HORAS PRÁTICAS: 15
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 3
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 60
UNIDADE CURRICULAR: Prática Pedagógica I
DOCENTE: Luís Carvalho Almeida
ANO LETIVO: 3º
SEMESTRE: I
UNIDADES DE CRÉDITOS: 7 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 30
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 30
HORAS PRÁTICAS: 30
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 6
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 105
UNIDADE CURRICULAR: Física do Estado Sólido
DOCENTE: José Manuel gaio
ANO LETIVO: 3º
SEMESTRE: I
UNIDADES DE CRÉDITOS: 7 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 25
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 25
HORAS PRÁTICAS: 25
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 5
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 105
UNIDADE CURRICULAR: ELECTRODINÁMICA
DOCENTE: José Manuel Gaio
ANO LETIVO: 3º
SEMESTRE: II
UNIDADES DE CRÉDITOS: 8 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 35
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 35
HORAS PRÁTICAS: 35
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 7
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 120
UNIDADE CURRICULAR: MECÂNICA QUÂNTICA
DOCENTE: Nelson Manuel Infante Ruiz
ANO LETIVO: 3º
SEMESTRE: II
UNIDADES DE CRÉDITOS: 8 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 35
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 35
HORAS PRÁTICAS: 35
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 7
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 120
UNIDADE CURRICULAR: Didática da Física II
DOCENTE: Nelson Manuel Infante Ruiz
ANO LETIVO: 3º
SEMESTRE: II
UNIDADES DE CRÉDITOS: 4 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 15
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 15
HORAS PRÁTICAS: 15
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 3
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 60
UNIDADE CURRICULAR: Prática Pedagógica II
DOCENTE: Luís Carvalho Almeida
ANO LETIVO: 3º
SEMESTRE: II
UNIDADES DE CRÉDITOS: 8 Unidades
HORAS TEÓRICAS: 35
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 35
HORAS PRÁTICAS: 35
TOTAL DE HORAS SEMANAIS: 7
TOTAL DE HORAS SEMESTRAL: 120
