ENSINO DA GEOGRAFIA

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Professor de ensino da Geografia é o profissional licenciado para actuar ao nível do dos subsistemas do ensino secundário e técnico-profissional, sendo responsável pela orientação dos alunos destes subsistemas e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos. Neste contexto, e no âmbito das suas competências, o professor de matemática deve ser capaz de organizar, aplicar meios adequados e orientar as actividades, proporcionando condições para que eles tenham uma aprendizagem com sucesso os níveis subsequentes.

Neste contexto, torna-se necessário que, durante esta etapa, se criem as condições necessárias para os alunos aprenderem a aprender, aprender a fazer no sentido da aprendizagem ao longo da vida, preparando-os para abordar com sucesso as etapas seguintes da sua formação.

Por outro lado, o Decreto Presidencial nº 273/20, de 21 de Outubro, que aprova o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário refere que os Cursos de Formação Inicial de Professores de Ensino da Geografia qualificam e habilitam para o desempenho profissional docente no ensino secundário e técnico-profissional.

É nesta perspectiva que se enquadra o objecto da formação do licenciado em Ensino da Geografia, como profissional, pelo que é necessário, muní-lo de ferramentas credíveis, conteúdos pedagógicos teóricos-práticos da referida área de formação que lhe permitam realizar as tarefas do desenvolvimento integral do aluno neste ciclo formativo.

Assim, a formação de professores da Geografia é a condição para se responder às necessidades quantitativas e qualitativas do sistema educativo, procurando dotar os profissionais com a devida formação na área, tal como previsto nos Artigos 43º e 44º da Lei nº 17/16, de 7 de Outubro, alterada pela Lei nº 32/20, de 12 de Agosto (Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino).

O Plano curricular do curso de licenciatura em Ensino da Geografia assenta no equilíbrio entre uma dimensão cognitiva que coloca ênfase nos conhecimentos fundamentais que constituirão o acervo dos saberes teóricos e metodológicos e uma dimensão profissional assente nas competências de acção que sustentam a prática profissional docente.


PERFIL DE INGRESSO

São admitidos os candidatos que tenham concluído o ensino secundário com a média de 12 valores nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Geografia e obtenham aprovação na prova nacional de acesso ao curso nestas duas disciplinas, segundo os requisitos definidos no Decreto Presidencial nº 273/20 de 21 de Outubro, que estabelece o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário, de Professores do Ensino Secundário e Técnico-Profissional. São, também, admitidos, portadores de certificado de conclusão do ensino secundário num país estrangeiro, devidamente reconhecido pelas autoridades angolanas competentes.

O processo selectivo é feito através de uma avaliação documental e uma prova escrita, cumprindo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, garantindo a igualdade de condições e oportunidades a todos os candidatos e é aberto aos que tenham concluído o ensino médio dos cursos Pré-Universítario; IMNE (Especialidade Geografia-História), ou equivalentes.


PERFIL DE SAÍDA DO CURSO

O Profissional graduado em Ciências da Educação na área de Ensino da Geografia da Escola Superior Pedagógica do Bié tem como esferas de actuação as diferentes Instituições do Ensino Primário, Ensino Secundário, Ensino Técnico – Profissional, Formação de Professores, Ensino de Adultos, Ensino Especial e para aqueles que reúnam os requisitos e preparação necessários, à docência universitária como monitores e possíveis Assistentes Estagiários. Também podem constituir esferas de actuação as modalidades educativas não institucionais relacionadas com a promoção das ciências, os centros de pesquisas e outras instituições sociais onde se realizem alguns de seus campos de acção.


Designação do curso: Ensino da Geografia

Duração: 8 semestres

Regime: Regular e Pós-Laboral

Modalidade: Presencial


GRELHA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DA GEOGRAFIA