ENSINO DA LINGUA PORTUGUÊSA

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Perfil de entrada

São admitidos os candidatos que tenham concluído o Ensino Secundário com a média de 12 valores na disciplina de Língua Portuguesa e que obtenham aprovação na prova nacional de acesso ao curso nestas duas disciplinas, segundo os requisitos definidos no Decreto Presidencial nº 273/20 de 21 de Outubro, que estabelece o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário. São, também, admitidos, portadores de certificado de conclusão do ensino secundário num país estrangeiro, devidamente reconhecido pelas autoridades angolanas competentes.


Perfil de saída

O Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância e de Professores para o Ensino Primário e para o Ensino Secundário constitui a referência normativa para a elaboração do perfil de saída deste curso na medida em que sinaliza as três dimensões centrais das competências profissionais, a saber: i. O conhecimento profissional da realidade educativa; ii. As capacidades profissionais; e iii. Os valores e atitudes profissionais. Após a formação, e tendo em conta o perfil de qualificação profissional docente do professor do ensino primário definido nesse Regime Jurídico, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 273/20, de 21 de Outubro, os diplomados deverão revelar um perfil de saída caracterizado por:

    1. Domínio de saberes específicos sobre a actividade docente e educativa, sobre as características do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos e sobre as matérias a leccionar;
    2. Domínio da realidade educativa nacional, da organização e estrutura do Sistema Educativo Angolano, do funcionamento da escola e conhecimento do papel dos vários agentes que intervêm no processo de ensino e aprendizagem;
    3. Conhecimento do papel dos vários agentes que intervêm no processo de ensino e aprendizagem;
    4. Conhecimento das orientações curriculares nacionais, do currículo, dos programas disciplinares, dos manuais, das matérias e das metodologias do ensino do Ensino Secundário;
    5. Conhecimento das características do desenvolvimento e da aprendizagem no do Ensino Secundário e das respectivas estratégias de ensino e aprendizagem;
    6. Planificar o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa;
    7. Dirigir o processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa;
    8. Exercer actividades integradas de ensino-pesquisa da Língua Portuguesa, com vista ao desenvolvimento de habilidades;
    9. Articular as relações sociedade/língua no espaço sócio-interactivo, promovendo acções que despertem a consciência crítica diante das prácticas linguísticas quotidianas;
    10. Incorporar o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa;
    11. Integrar conteúdos da Língua Portuguesa com outras áreas do conhecimento através da interdisciplinaridade e da flexibilização curricular;
    12. Aprimorar as habilidades linguísticas essenciais (ouvir, falar, ler e escrever);
    13. Interpretar fenómenos culturais e linguísticos, e as suas relações de causa e efeito existentes;
    14. Analisar os problemas actuais da Língua Portuguesa.

      Corpo Docente – Unidades curriculares