INTRODUÇÃO
A população angolana é constituída, na sua maioria, por adolescentes e jovens, o que demanda a existência de profissionais formados em Ensino da Química, dada a grande necessidade de intervenção social e educativa nesta faixa etária. O Ensino da Química distingue-se das outras profissões, porque garante o desenvolvimento de competências dos alunos. Este trabalho exige um profissional cujo perfil lhe permita realizar a intervenção socioeducativa e pedagógica, favorecendo a inserção do aluno na sociedade.
Assim, a formação do professor de Química é a condição para se dar resposta às necessidades existentes no ensino secundário e técnico-profissional, procurando dotar os profissionais com a devida formação na área, tal como previsto na Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino.
Diante dos desafios colocados ao sector da educação, cabe questionar e reorientar a formação do professor de Química, adequando-a às novas exigências socioprofissionais, em especial no que diz respeito ao perfil de saída e ao processo formativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e no estágio, com vista a formar profissionais competentes, críticos e reflexivos, capazes de responderem às novas exigências do exercício profissional num mundo complexo e competitivo.
PERFIL DE ACESSO/INGRESSO
São admitidos os candidatos que tenham concluído o ensino secundário com a média de 12 valores nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Química e obtenham aprovação na prova nacional de acesso ao curso nestas duas disciplinas, segundo os requisitos definidos no Decreto Presidencial nº 273/20 de 21 de Outubro, que estabelece o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário, de Professores do Ensino Secundário e Técnico-Profissional. São, também, admitidos, portadores de certificado de conclusão do ensino secundário num país estrangeiro, devidamente reconhecido pelas autoridades angolanas competentes.
O processo selectivo é feito através de uma avaliação documental e uma prova escrita, cumprindo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, garantindo a igualdade de condições e oportunidades a todos os candidatos e é aberto aos que tenham concluído o ensino médio dos cursos de IMNE (Especialidade Química), ou equivalentes.
PERFIL DE SAÍDA DO CURSO
O Profissional graduado em Ciências da Educação na área de Ensino da Química da Escola Superior Pedagógica do Bié tem como esferas de actuação as diferentes Instituições do Ensino Primário, Ensino Secundário, Ensino Técnico-Profissional, Formação de Professores, Ensino de Adultos, Ensino Especial e para aqueles que reúnam os requisitos e preparação necessários, à docência universitária como monitores e possíveis Assistentes Estagiários. Também podem constituir esferas de actuação as modalidades educativas não institucionais relacionadas com a promoção das ciências, os centros de pesquisas e outras instituições sociais onde se realizem alguns de seus campos de acção.
- a) Demostrar domínio do conteúdo de ensino-aprendizagem da Química no primeiro e segundo ciclo assim como das áreas e os temas transversais do currículo e compreende as responsabilidades da disciplina na sua articulação uma forma sólida e aprofundada;
- b) Demostrar domínio das orientações curriculares nacionais e os respectivos programas das disciplinas a ensinar, assim como dos programas de ensino de primário relacionado com a especialidade;
- c) Demostrar domínio das áreas e os temas transversais do currículo e compreende a responsabilidade do professor da disciplina e sua articulação.
1.3.Conhecimento da característica do processo de aprendizagem dos adolescentes e dos jovens adultos
- a) Demostrar conhecimento das caracteristicas do desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo do jovem adulto, nesta faixa etária em comparação com as anteriores.
- b) Demostrar conhecimento das características desta faixa etária da promoção da aprendizagem, da disciplinas bem como a valorização da autoestima e compreende a relação entre os principais factores que afectam a aprendizagem na fase e tarefa.
II. Capacidade Profissionais
2.1.Organização dos ambientes educativos e gestão dá sala de de aula nos ambientes secundários
- a) Desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas mobilizando os conhecimentos, valores e percursos pessoais, linguísticos e sociais dos alunos;
- b) Cooperar na identificação acompanhamento e ensino de alunos com necessidade educativa especiais;
- c) Usar de forma disciplinada saberes disciplinar transversais e muitidisciplinários adequados aos objetivos da disciplina e ao nível de classe;
- d) Utilizar diversos suportes e meios de ensino nomeadamente às tecnologias de informação e comunicação (TIC);
- e) Utilizar corretamente a língua portuguesa nas suas vertentes orais e escrita para ensinar em português.
Designação do curso: Ensino da Química
Duração: 8 semestres
Regime: Regular
Modalidade: Presencial
A grelha curricular ou plano de estudo



