Sobre Nós

IDENTIDADE

A ESPE-Bié é uma Instituição de Ensino Superior Público, vocacionada para a formação de professores em diferentes áreas do conhecimento científico; à investigação científica e prestação de serviços à comunidade. Goza de autonomia científica, pedagógica, cultural, disciplinar, administrativa, patrImonial e financeira, nos termos da lei.

AS CORES

Esta instituição é caracterizada pelas cores rosa, cinza e branco com os seguintes significados:

  • Rosa: representa o amor e paixão pela profissão de educar;
  • Cinza: representa a sabedoria que deve caracterizar o educador;
  • Branco: representa a paz, conforto e tranquilidade espiritual que deve transmitir o educador.

OS SÍMBOLOS

O logotipo possui as seguintes gravuras que identificam a profissão docente:

  • Livro: representa o mundo do registo acumulado do saber;
  • Lápis: o registo de saberes de forma flexível;
  • Caneta: REpresenta a coerência no pensamento;
  • Borracha: Representa a abertura para corrigir o erro;
  • Sol: Representa o reflexo da luz do ocnhecimento.

HISTORIAL

A Escola Superior Pedagógica do Bié foi criada ao abrigo do Decreto 7/09, de 12 de Maio, regida pelo Estatuto Orgânico publicado em Diário da República pelo Decreto Presidencial 313/21 de 22 de Dezembro, I Série – N.º 240. É uma Instituição Pública de Ensino Superior, de âmbito  provincial, localizada na cidade do Cuito, Rua Serpa Pinto, vocacionada à formação de quadros de nível superior em diversos ramos do saber, da investigação científica e prestação de serviços à comunidade.

AUTONOMIA

Como Instituição autónoma, a ESPE-Bié surge em 2009 fruto do redimensionamento da UAN e do surgimento das regiões académicas, tendo sido na altura indexada à V Região Académica. Consequentemente, foi nomeado o primeiro corpo diretivo aos 16 de Julho de 2010, por Despacho nº 102 do Gabinete da Ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia e a respectiva tomada de posse realizou-se no dia 26 de Agosto de 2010.

Apesar de ter sido criada como instituição independente em 2009, a referida instituição começou a funcionar como extensão do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo em 2005, fruto de um acordo entre o então Reitor da UAN, Professor Doutor João Sebastião Teta, o Decano do ISCED Huambo, Professor Doutor Miranda Lopes Miguel e o então Governador da Província do Bié, Engº. José Amaro Taty. Assim, em 2005, a oferta formativa contemplava dois cursos: Ensino da Psicologia e Ensino da Matemática, tendo sido acrescidos o curso de Pedagogia em 2006, Ensino da Geografia em 2007 e Ensino da Física em 2008. Assumiram também a coordenação da extensão o Dr. Afonso Vindassy em 2007/2008 e o Dr. José Luís Furtado Coelho de 2008 a 2010.

O processo de gestão do primeiro corpo directivo foi regido por um Projecto de Desenvolvimento Institucional (PDI 2010-2015). O referido projecto foi desenvolvido na base da premissa “a investigação como função profissional pedagógica” no qual se determinou quatro áreas de resultados-chave: actividade académica e pedagógica, actividade científica, gestão de recursos humanos e gestão financeira. O seu enfoque estava baseado em:

  • Formação, no sentido de ter um claustro efetivo e competente, comprometido com a função profissional pedagógica;
  • Impulsionar a cultura investigativa para ter uma instituição proativa;
  • Formação integral, baseada nos processos substantivos do ensino superior       (ensino, investigação e extensão universitária);
  • Criação de uma cultura científica na instituição;
  • Ampliação das infraestruturas;
  • Criação das condições materiais e humanas (sugiro trocar a ordem) para sustentar a formação com qualidade.